Descubra “al loco de Chile”

Felipe Cerda Meza é estudante da Universidad de Chile e chegou ao Brasil em julho deste ano para realizar um intercâmbio acadêmico-cultural na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Além de contar suas experiências no país, ele não deixa de lembrar do que sente saudade e nos traz informações curiosas sobre a culinária chilena.

Felipe no alto da Torre do Relógio, na USP

Por que você escolheu fazer intercâmbio no Brasil?

Desde criança o Brasil é para mim um país onde a alegria, a música, as festas e as pessoas vivem intensamente. Eu escolhi o Brasil pela imagem que eu tenho em minha cabeça. Gosto do clima, também da arquitetura brasileira (uma arquitetura moderna) e da conformação das cidades.

Foi necessário tirar visto para vir ao Brasil?

Sim, isso foi uma coisa muito chata. Eu tive que ir para muitos lados por causa dos papéis para tirar o visto. Eu pensei que para vir para o Brasil não fosse necessário, mas me disseram que para ficar mais do que três meses no país era preciso tirar o visto sim.

Você tinha estudado português antes?

Para vir eu não precisava saber português, mas tentei  aprender um pouco em um site e também com um amigo do Brasil, que me  ajudou muito, nós nos comunicávamos pela internet.

O que você mais gosta da cultura brasileira?

Eu gosto dessa amabilidade que as pessoas têm, eu posso perguntar qualquer coisa e todos dedicam seu tempo para me dar uma resposta, é a ajuda que o brasileiro oferece.

Quais são as comidas e as bebidas de que você mais gosta?

Eu gosto de guaraná e de refrigerante de uva, além da caipirinha. Minha comida preferida é: creme de milho verde com estrogonofe de frango. No geral eu gosto de tudo, só não gosto de escarola e espinafre (essas coisas verdes).

De que pratos você tem saudade?

De muitos, mas eu tenho muita saudade de “pastel de choclo” (é um bolo de milho com frango, carne, azeitonas e uva passa, que em cima leva açúcar, ele vai ao forno para ficar douradinho). Também sinto falta de “chupe de loco” (que é um bolo salgado feito da mistura de pão, ovo, leite, queijo e muito “loco” – um marisco que fica grudado na rocha).

Pastel de choclo

Olha o loco aí!

Em que cidade brasileira você mora? Como tem estado o clima?

Eu moro em São Paulo, no bairro do Rio Pequeno e cheguei no segundo semestre de 2013. Nos primeiros dias tive frio, principalmente durante a noite, mas acho que agora está mais quente. Eu gosto de climas quentes. No Chile as estações são bem marcadas, já no Brasil eu não saberia dizer quando é primavera, verão, outono ou inverno. Para se prevenir, vale a pena trazer um cobertor e uma blusa impermeável para a chuva.

Você recomendaria a Universidad de Chile para estudantes interessados em fazer intercâmbio?

A minha universidade é diferente da USP, são campus em diferentes zonas da cidade e minha faculdade é uma coisa pequena. Acho que as pessoas da FAU-USP gostariam da intimidade que se forma na FAU-UCH.

O que você mais gosta da USP?

Eu gosto muito que seja uma Cidade Universitária, onde todos os estudantes de todas as áreas se misturam, você pode ver pessoas de várias unidades.  Eu gosto das praças e dos espaços públicos que  a USP tem.

FAU-USP

FAU-USP

Qual foi a experiência mais difícil que você viveu no Brasil?

Acho que minha chegada ao Brasil, mas foi uma coisa boa também. No Chile, perdi meu voo e cheguei mais tarde, então tive que ir sozinho ao lugar em que ficaria os primeiros dias. Eu saí do aeroporto e peguei ônibus e metrô só com indicações que me haviam dado. Eu conheci pessoas novas, eu pedi ajuda e todos me ajudaram.

O que você acha dos preços no Brasil?

É muito parecido com o Chile, mas em são Paulo tem coisas que custam mais caro.

Você tem vontade de vir morar definitivamente no Brasil?

Eu gostaria muito disso, mas eu também gostaria de conhecer outros países do mundo, apesar de o Brasil ser um país para viver e ficar.

Anuncios
Categorías: Entrevistas | Etiquetas: , , , , | 1 comentario

Navegador de artículos

Un pensamiento en “Descubra “al loco de Chile”

  1. Muito legal! 🙂

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Crea un blog o un sitio web gratuitos con WordPress.com.

A %d blogueros les gusta esto: